CADR - Centro de Apoio ao Doente RespiratórioCADR - Centro de Apoio ao Doente Respiratório Visite-nos no nosso site!

Aerossolterapia

Áreas de Atuação
Aerossolterapia

O tratamento de Aerossolterapia consiste na administração por via inalatória de micropartículas de um medicamento, através de um sistema de nebulização.

A Aerossolterapia está indicada em patologias respiratórias agudas ou crónicas como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), Asma, Bronquite, Fibrose Quística (FQ), Bronquiectasias ou qualquer outra patologia que exija a mobilização das secreções.

Este tratamento pode ser efetuado por períodos longos ou curtos, tanto em crianças como em adultos, desde que os pacientes se encontrem conscientes e cooperantes.

Os medicamentos mais utilizados são:

Em relação a outras vias de administração, a Aerossolterapia apresenta várias vantagens no tratamento de patologias nas vias respiratórias altas e baixas. Este tratamento tem uma eficácia muito seletiva, uma vez que uma correta nebulização permite, com baixas doses, obter elevadas concentrações do medicamento diretamente nas vias aéreas mais profundas (traqueia, brônquios e pulmões), maximizando o efeito terapêutico. Os princípios ativos administrados por esta via atingem níveis sistémicos mínimos, reduzindo ao máximo ou eliminando o eventual aparecimento de efeitos secundários.

Para realizar a terapia de aerossol, a Acail Gás Medicare dispõe de vários tipos de nebulizadores que se inserem em quatro macro-famílias. Estes equipamentos tem em conta a localização da patologia respiratória, o medicamento a administrar, a frequência e duração do tratamento.

voltar
© 2017 Acail Grupo. Todos os direitos reservados | Resolução Alternativa de Lítigios de Consumo